O planeta regente de Aquário é o que reflete nas principais características deste signo. Trata-se de um astro com alto poder de influenciar os aquarianos em sua personalidade, nas virtudes, nos defeitos e também em seus interesses de vida.
Por isso, conhecer qual é seu planeta regente é muito importante para conhecer as características presentes na sua personalidade que foram herdadas pelo regente. Esse autoconhecimento é uma forma de mudar aquilo que não é bom em nossa personalidade, assim como permite alcançar o que desejamos ao colocar determinados traços em destaque.
Sendo assim, se você é do signo de Aquário ou possui ascendente em Aquário, acompanhe nesse conteúdo tudo que você precisa saber sobre o planeta regente deste signo.
O que é planeta regente?
Mas para que você entenda como um planeta regente age na personalidade e na criação das características de um signo, é fundamental entender o que é um planeta regente e qual é o seu papel no Mapa Astral.
O planeta regente é um astro que possui a capacidade de dirigir, governar, comandar e influenciar um determinado signo. É esse astro que influencia na personalidade da pessoa que nasceu com determinado signo, assim como nas qualidades, nos defeitos e também nos interesses que cada pessoa desperta em sua vida.
Dentro do Mapa Astral, os planetas regentes são classificados entre planetas transpessoais, planetas pessoais e planetas sociais. Cada uma dessas categorias carrega astros em específico que atuam nos 12 signos do zodíaco. Confira a seguir os astros dentre cada uma das categorias.
- Planetas sociais – Saturno e Júpiter;
- Planetas pessoais – Marte, Mercúrio, Vênus, Sol e Lua;
- Planetas transpessoais – Netuno, Plutão e Urano.
Sabendo disso, podemos resumir que o planeta regente é responsável por dar as características de cada signo. É o planeta regente que faz com que Aquário seja um signo inovador, autêntico e livre, por exemplo.
Qual é o planeta regente de Aquário?
Aquário é um dos poucos signos do zodíaco que são regidos por mais de um planeta ao mesmo tempo. O que acontece é que no início da astrologia haviam poucos planetas descobertos, por isso, muitos signos carregavam os mesmos planetas regentes.
Atualmente, com a descoberta de vários planetas, alguns signos ganharam mais regentes, como é o caso de Aquário e Escorpião. Por isso, Aquário é regido pelos planetas Urano e Saturno, sendo chamados de planeta moderno e planeta antigo.
Urano é visto como o planeta moderno, que governa o signo de Aquário durante o dia, enquanto que Saturno é o planeta antigo e que governa durante a noite. De qualquer forma, ambos os signos influenciam nas características mais marcantes de Aquário.
Começando por Saturno, esse planeta impõe limites aos aquarianos e também as lições de vida para os nativos de Aquário. Saturno é um planeta de grande sabedoria, responsabilidade e que possui uma alma velha.
Por isso, ele também influencia os aquarianos em uma personalidade mais disciplinada e pontual. Além de influenciar em pensamentos mais tradicionais, materialistas, fundamentais e baseado em interesses próprios. É Saturno que faz os aquarianos serem um pouco egoístas.
Já o caminho tomado por Urano é bem diferente. Esse é um planeta moderno, que impulsiona a luta pela igualdade social, carrega dentro de si o altruísmo e os pensamentos progressistas. Urano é o que motiva os aquarianos a seguirem rumo à liberdade. Esse planeta também é associado à eletricidade e aos estudos mentais.
Os dois regentes carregam as seguintes simbologias: inovação, tecnologia, humanismo, rebeldia, inventividade, liberdade, revolução, instabilidade, ruptura, disciplina, prudência, racionalidade, organização, seriedade, determinação, amadurecimento e responsabilidade.
Não restam dúvidas de que esses dois planetas representam muito bem a personalidade de um aquariano, principalmente essa mistura de elementos tão contrastantes que fazem desse signo tão incompreensível por quem está de fora.
Características do regente de Aquário
O planeta regente mais importante para Aquário é Urano, pois é esse planeta que carrega as principais características presentes na personalidade dos aquarianos. Por isso, ele influencia na personalidade rebelde de Aquário, na independência desse signo, na originalidade e na vontade de transformar o mundo, revolucionar e inovar.
Urano é um planeta de muita energia, que faz com que os aquarianos tenham esse apreço à democracia, liberdade e mudanças inovadoras. É esse planeta que desperta o desejo por um mundo melhor dentro dos aquarianos.
Não é à toa que as pessoas de Aquário são loucas por tecnologias, que adoram inovações e estão sempre em busca de inovações. Os aquarianos são pessoas extremamente futuristas e que pensam para frente.
Por outro lado, todas essas características entram em conflito com a presença de Saturno agindo na personalidade dos aquarianos. Nesse caso, o Saturno faz com que o aquariano tenha um certo limite em suas loucuras.
Saturno coloca provações de vida para que os aquarianos possam se desenvolver sem ter que se arriscar tanto. Esse planeta traz o equilíbrio que os aquarianos precisam para serem mais espiritualizados, profissionais e focados. Afinal de contas, Saturno é sinônimo de valores conservadores, tradição e conceitos antigos.
Pontos positivos
Esses dois planetas regentes trazem os seguintes pontos positivos para a personalidade do signo de Aquário: pontualidade, responsabilidade, imposição de limites para tudo, conservação dos recursos materiais, disciplina, altruísmo, vontade de mudar o mundo, criatividade, independência, originalidade e facilidade em solucionar problemas.
Pontos negativos
Por outro lado, os pontos negativos gerados a partir da mistura desses dois planetas regentes na personalidade do aquariano são: intolerância, rebeldia, radicalismo, necessidade de provocar e a dificuldade em seguir regras.
Influência de Urano e Saturno em Aquário
Por fim, podemos concluir que Aquário é um signo muito inovador, original, independente, intelectual, sábio, responsável, rebelde, disciplinado e altruísta justamente pela mistura de dois planetas regentes que possuem características muito diferentes.
Enquanto Urano leva os aquarianos a um caminho mais moderno e em busca de liberdade, Saturno traz o signo de Aquário de volta à conservação dos valores e à disciplina. É realmente uma dualidade que faz dos aquarianos seres tão incompreendidos entre os signos dos zodíaco.
E isso tudo também se aplica àqueles que possuem ascendente em Aquário, já que carregam consigo esses e outros traços na forma como se apresentam ao mundo.
Gostou deste conteúdo? Então veja mais artigos como esse aqui no site.