Se você é de Escorpião ou tem ascendente neste signo, é muito importante conhecer o planeta regente de Escorpião para entender melhor as diferentes características do seu signo que são herdadas pelo regente.
Todos os signos do zodíaco possuem um planeta regente que influenciam em suas características, personalidade, nas qualidades, nos defeitos e também nos interesses. Esse é o papel do planeta regente, mas não é o único que influencia na forma como uma pessoa se apresenta para o mundo e se comporta.
Pensando em toda essa influência causada pelo planeta regente, trouxemos nesse conteúdo tudo que você precisa saber sobre o planeta regente de Escorpião. Veja a seguir como esse astro interfere nesse signo e as características herdadas do planeta regente!
O que é planeta regente?
Entenda que o planeta regente é o astro que dirige, comanda, rege e influencia o signo solar. É esse astro, com todas as suas próprias características, que faz um signo ter determinados traços e particularidades.
Há basicamente três tipos ou categorias de planetas regentes, sendo elas: planetas sociais, planetas pessoais e planetas transpessoais ou geracionais. Cada uma dessas categorias inclui certos astros que agem de maneira diferente nos signos como regentes. Veja a seguir quais são os astros de cada uma dessas categorias!
- Planetas geracionais – Urano, Plutão e Netuno;
- Planetas pessoais – Lua, Sol, Marte, Vênus e Mercúrio;
- Planetas sociais – Júpiter e Saturno.
Portanto, podemos resumir que um planeta regente é um astro que influencia um determinado signo dentro da astrologia a partir de suas próprias características. É um regente que molda e cria características na personalidade de uma pessoa que nasce com determinado signo.
Qual é o planeta regente de Escorpião?
Escorpião é um signo muito peculiar, não é à toa que ele possui dois planetas regentes, algo bem diferente para a maioria dos signos do zodíaco. Plutão e Marte são os planetas regentes de Escorpião e responsáveis por essa personalidade marcante, forte, temperamental e agressiva.
Por séculos, os astrólogos consideravam Marte como o planeta regente de Escorpião e Áries. Aliás, vale lembrar que os dois signos possuem traços em comum, como a impulsividade e a agressividade. Contudo, Marte deixou de ser o planeta regente principal de Escorpião quando Plutão foi considerado um planeta em 1930.
Embora Plutão seja considerado um planeta anão, atualmente, ele ainda é tido como o principal regente de Escorpião, junto a Marte que governam e dão as principais características dos escorpianos.
Mas é válido lembrar que algumas pessoas de Escorpião estão mais ligadas à Marte, enquanto outras carregam mais traços de Plutão. Isso ocorre devido às diversas influências que existem no Mapa Astral e que constroem a personalidade e as características de uma pessoa, como ascendente, lua, fundo, meio e começo do céu, entre tantas outras coisas.
Por serem dois regentes, hoje em dia os astrólogos consideram que Escorpião possui uma co-regência, assim como o conceito de governo noturno, onde Plutão influencia a pessoa desse signo durante o dia, enquanto que Marte é responsável pela influência noturna.
Os dois planetas juntos, possuem as seguintes características: impulsividade, coragem, impaciência, egoísmo, energia, assertividade, força física, transmutação, profundidade, controle, poder, inconsciência, obsessão, mistério, magnetismo, cura e regeneração.
Características do regente de Escorpião
Por serem dois regentes distintos, é fundamental separar a influência que cada um possui sobre o signo de Escorpião. Vamos começar por Plutão, o planeta considerado o Deus do Submundo.
Plutão traz para o signo de Escorpião a névoa do mistério, as emoções profundas e o interesse por coisas escuras. Esse planeta é sinônimo de intensidade, por isso, faz com que as pessoas de Escorpião sejam altamente intuitivas, intensas e tenha um sexto sentido muito aguçado. Isso ocorre porque Plutão é capaz de refletir o que há de mais profundo em nossa alma.
Esse planeta também influencia na concentração do nativo de Escorpião, assim como no foco e na persistência. Mas não para por aí, Plutão também oferece possessividade, a necessidade de controlar os outros e a sede de vingança para os nativos de Escorpião. Nem tudo é perfeito, não é mesmo?
Por outro lado, Marte surge para completar a personalidade do escorpiano. Esse planeta oferece curiosidade para esse signo, assim como a mania de retrucar e argumentar diante de algo que não lhe agrada.
Marte também faz com que os escorpianos se irritem com facilidade, tenha um senso de humor sarcástico e sombrio, além de muita energia. No entanto, se o escorpiano utilizar essa energia para o mal, acabará revelando seu lado mais sombrio, como seus sentimentos negativos e a necessidade de se vingar para seguir em frente.
Pontos positivos
Os principais pontos positivos dos planetas regentes de Escorpião são: questionamento, garra, energia, poder de argumentação, sensibilidade aflorada, capacidade de ler as pessoas, foco, concentração, sexto sentido, mistério e profundidade.
Pontos negativos
Já os pontos positivos herdados desses dois planetas regentes de Escorpião são: obsessão, possessividade, ciúme, sede de vingança, necessidade de ter o controle de tudo, irritabilidade, sarcasmo, raiva, mau humor e senso de humor sombrio.
Influência de Plutão e Marte em Escorpião
Não restam dúvidas de que Escorpião é um signo muito intenso e que grande parte dessa intensidade, profundidade, mistério e sensibilidade é uma herança do seu planeta regente principal, que é Plutão. Mas Marte também age na personalidade do escorpiano, tornando-o mais agressivo, impulsivo, irritável e enérgico.
Diferente da maioria dos signos do zodíaco, Escorpião tem que lidar duplamente com os planetas regentes, já que Plutão e Marte interferem em sua personalidade. Por isso, lidar com os traços de personalidade herdados desses planetas regentes é um grande desafio para quem é de Escorpião, assim como para aqueles que convivem com alguém desse signo.
E não para por aí, aqueles que possuem ascendente em Escorpião também carregam muitos desses traços em suas personalidades, já que o ascendente é como as pessoas se apresentam no mundo. Portanto, Plutão e Marte têm uma importância enorme para a vida dos escorpianos e aqueles que possuem ascendente em Escorpião.
Se gostou deste conteúdo, veja mais artigos como esse aqui no nosso site.